08 maio, 2014

Resenha: A culpa é das estrelas - John Green

Oi jujubas (:

Então, hoje em dia é meio difícil você encontrar alguém que não tenha lido A culpa é das estrelas. Se você, que está lendo o post ainda não leu o livro, coloque-o no topo da sua wishlist, tenho certeza de que não vai se arrepender! Ah, e se você também não leu, acho melhor não ler a resenha porque tem um princípio de spoiler...


Descobri esse livro através do site Capricho. E foi amor à primeira vista. Ele assumiu o topo da minha wishlist e quando eu o ganhei de um colega foi emocionante.

Hazel Grace é uma paciente com câncer e sofre todos os dias com isso. Carregar um cilindro de oxigênio em forma de carrinho para onde vai, não é fácil. Ela tem medo de se apaixonar, tem medo de se relacionar com as pessoas e quando morrer deixá-las sofrendo. Mas isso muda quando ela conhece Augustus Waters, ou Gus, um adolescente vitima de câncer e precisou amputar a perna, que aparece no grupo de apoio junto com seu amigo Isaac. A aproximação é instantânea, e mesmo receosa Hazel vai se entregando aos poucos, dividindo confissões e segredos aos poucos, para quando percebe já não conseguir mais se afastar de sua paixão e melhor amigo.

Hazel é fã de um livro chamado Uma aflição imperial, por Peter Van Houten, e com a ajuda de Gus consegue ir até Amsterdã para um encontro onde tentará resolver suas duvidas sobre o livro, já que o mesmo termina sem um fim. De todas as cartas que ela mandou, nenhuma teve resposta e essa é sua grande chance.

Na volta da viagem maravilhosa, Hazel descobre que seu namorado não está bem, e terá que apoiá-lo e também ser apoiada por ele para ter força.

Assim que folheei a primeira pagina, respirei fundo e comecei a leitura porque no fundo, eu sabia que algo ruim iria acontecer. Mas eu estava curiosa e, sinceramente, não me arrependo. É o livro mais lindo que já li em toda minha vida de 16 anos. John Green transmite uma realidade trágica, mas que ao mesmo tempo, sabemos que é a mais pura verdade. Como diz a Hazel, “Alguns infinitos são maiores que outros.” E mesmo que torçamos para que no fim tudo de certo, mesmo que nos revoltemos porque no fim isso não aconteça, se fosse de outro jeito não seria culpa das estrelas.

Quando acabei de ler o livro, também fiquei pensando no que acontece com o restante dos personagens. Em UAI, Hazel sente raiva de Peter por terminar o livro sem, ao menos, um ponto final. Quase desse jeito, John Green termina ACEDE. Eu gostaria de saber se a mãe dela terminou o curso. Se Van Houter escreveu novos livros, se Isaac conseguiu seus olhos robóticos que enxergam através das camisas de garotas, se ele e Monica voltaram e, principalmente, se Hazel demorou muito a morrer. Se ela sofreu, se foi rápido, indolor... são tantos ‘se’, e eu sei que eles nunca serão respondidos. Acho que isso foi uma forma de dar a nós a chance de escolher o verdadeiro final do livro, e hoje eu sou grata a ele por isso.

Eu me apaixonei por Augustus Waters, e sei que se você ler também se apaixonará. Esse livro pode ter virado modinha, mas foi um dos únicos livros que me ensinou a aproveitar a minha quantidade de ‘números’ enquanto eu os tenho sem certa limitação e ele ficará pra sempre na minha mente e no meu coração.

Algumas frases...

“Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem.”

“Esse é o problema da dor - o  Augustus disse, e aí olhou para mim. - Ela precisa ser sentida.”

“Amar é isso. Amar é cumprir a promessa mesmo assim.”

“Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu quero mais números do que provavelmente vou ter.”

“Alguns infinitos são maiores que outros.”

"Eu gosto de ser gostado."

“A tristeza não nos muda… Ela nos revela.”

Ficha técnica

Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
País: EUA
Idioma: Português (lido)
Gênero(s): Drama, Romance
Editora: Intrínseca
Data de publicação: 2011 
Páginas: 288

Minha avaliação: ★★★★★


É isso, gente. Daqui a pouco vou começar a chorar lembrando do livro, então, vou terminar por aqui haha.

Espero que tenham gostado.
Beijos, beijos! Ana Carolina (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário